ORIENTAÇÕES AO PACIENTE 

 

Bem-vindo à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Lucélia. Nosso objetivo é tornar sua estadia aqui a mais agradável possível, proporcionando uma excelente recuperação para você e/ou seu acompanhante. Leia estas orientações com atenção, pois elas contêm informações importantes que vão auxiliar no seu tratamento  
 
Caso você fique com dúvidas, procure os profissionais do hospital para ajudá-lo. Nosso compromisso é oferecer o melhor atendimento para todos os nossos pacientes. 

 

Acesse aqui a versão em PDF do Manual do Paciente, contendo seus direitos e deveres.  

 

 

INTERNAÇÃO 

Documentação necessária: 
• Documentos oficiais com foto do paciente ou responsável, quando paciente menor de 18 anos  
• Certidão de Nascimento dos menores de idade que não possuem RG  
• Cartão Nacional do SUS 

 

 

CONTA HOSPITALAR 

 
Paciente particular 

É necessário um primeiro depósito no ato da internação para cobrir os gastos iniciais. Depósitos complementares podem ser solicitados, sempre que o valor da conta hospitalar ultrapassar o valor do depósito inicial. Informações sobre o extrato parcial da conta poderão ser solicitadas na Administração/Convênios. Os valores poderão sofrer alterações até o fechamento da conta. Honorários médicos não estão incluídos na conta hospitalar e devem ser tratados diretamente com a equipe médica. 

Paciente de convênio 

No ato da internação será solicitada a autorização do plano de saúdeEventuais despesas não cobertas pelo plano de saúde poderão ser cobradas diretamente do paciente, ou do seu responsável. Informações sobre o extrato parcial das despesas, não cobertas pelo convênio, poderão ser solicitadas na Administração/Convênios. Os valores poderão sofrer alterações até o fechamento da conta.  

 

ALTA HOSPITALAR 

Após a alta ser assinada pelo médico, a equipe de enfermagem orientará o paciente, além de retirar os dispositivos (cateteres e acessos venosos). 

No momento da alta, certifique-se de não ter esquecido qualquer pertence nas dependências do quarto. Todo objeto encontrado será mantido no setor administrativo da instituição durante o prazo de 30 dias. Após este período, o Hospital providenciará a doação dos mesmos. 

IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE 

No momento da internação, o paciente receberá uma pulseira de identificação com o seu nome completo e data de nascimento. Essa pulseira tem o objetivo de proporcionar segurança ao paciente.  

Essa pulseira não poderá ser removida durante o período de internação no Hospital. Recomendamos a confirmação desses dados pelo próprio paciente ou responsável. 

PREVENÇÃO DO RISCO DE QUEDA 

As quedas são eventos que podem causar lesões em pacientes hospitalizados. Sua incidência no ambiente hospitalar varia conforme o tipo e a condição do paciente atendido. 

A sua colaboração na prevenção de quedas é de extrema importância. Siga as orientações abaixo para evitar quedas durante sua internação, ou se você for acompanhante, durante o tempo que você estiver dentro da Santa Casa: 

• Sempre que precisar locomover-se, ir ao banheiro ou caminhar pelo corredor, solicite ajuda da equipe assistencial;  
• Durante o horário de visita, não mexa nas grades e não movimente o paciente sem o auxílio ou a liberação da equipe de enfermagem;  
• Utilize calçados antiderrapantes;  
• Não caminhe de meias;  
• No leito, as grades da cama devem sempre estar elevadas para sua segurança;  
• Não saia do pátio do hospital;  
• Utilize a campainha para chamar a enfermagem, quando necessário;  
• Não deixe o ambiente totalmente escuro;  
• Pacientes debilitados e enfraquecidos, devem ter cuidado ao levantar-se do leito ou cadeira;  
• Todo transporte de paciente para exame, transferência ou procedimento deve ser realizado com cadeira de roda ou em macas. 
 

E se a queda ocorrer? 
Mesmo com todos os cuidados, uma queda pode ocorrer. Neste caso, comunique imediatamente a equipe de enfermagem para que o atendimento necessário seja realizado. 

USO SEGURO DE MEDICAMENTOS 

Informe à equipe assistencial os medicamentos de uso habitual e não tome qualquer medicamento sem a devida prescrição médica. Medicamentos de uso contínuo serão analisados pela farmácia do hospital e ficarão no Posto de Enfermagem. A administração de medicamentos é de estrita responsabilidade da equipe assistencial. Comunique sobre qualquer alergia a medicamentos que você tenha. 

PREVENÇÃO DO RISCO DE INFECÇÕES 

Para que o risco de infecções seja reduzido. É necessário, a higienização das mãos, considerado um procedimento essencial. Nosso processo é baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera a necessidade de higienização das mãos, por todos os profissionais de saúde, em cinco momentos diferentes, incluindo antes e depois de qualquer contato com o paciente.  

Clique aqui e confira as orientações sobre a higienização das mãos. 

ACOMPANHANTES 
 

CONVÊNIOS 
O paciente terá direito a um acompanhante, segundo determina a legislação ou de acordo com a determinação da equipe multiprofissional (enfermeira/enfermeiro). 
 
SUS 
O paciente terá direito a um acompanhante, segundo determina a legislação ou de acordo com a determinação da equipe multiprofissional (enfermeira/enfermeiro).  

 
TROCA DE ACOMPANHANTES 
É possível realizar três trocas por dia. 

• das 07h30 às 9h 

• das 11h às 13h 

• das 18h às 20h 

 

VISITAS AO PACIENTE 

Para garantir mais comodidade, e o repouso necessário ao paciente internado, é permitida a visita de duas pessoas por vez. Não são aconselhadas visitas de menores de 12 anos, caso haja necessidade, deverá ser definido com a equipe 
assistencial. Durante o horário de visita, mantenha o celular no modo silencioso ou desligado. 

 
Horário de visitas - Unidades de Internação 
 
• Quartos coletivos (SUS, IAMSPE E UNIMED COLETIVA) – das 14h00min às 15h00min e das 19h00min às 20h00min. 
• Particulares  horário liberado até às 21h. 

• UTI Adulto – das 14h00min às 14h15min e das 19h00min às 19h15min. 

 

NUTRIÇÃO 

As refeições dos pacientes são elaboradas de acordo com as prescrições médicas e orientações da nutricionista, visando garantir a sua segurança. Para cada paciente é administrada uma dieta específica, em conformidade com o seu tratamento. As refeições estão incluídas no valor da diária hospitalar e são servidas nos seguintes horários: 
 
• Café da manhã: 7h30  
• Almoço: 11h30  
• Lanche da tarde: 14h 
• Jantar: 17h15 
• Ceia: 19h45 
 
Servimos refeições para os acompanhantes, conforme normas dos convênios  
 
IMPORTANTE 
• Nenhum alimento produzido fora da Santa Casa deve ser servido ao paciente.  

 

PREVENÇÃO DE INCÊNDIO 

No caso de qualquer sinal de incêndio, comunique a equipe de enfermagem. Para diminuirmos riscos e melhorarmos nossa segurança, dentro do ambiente hospitalar, é proibido utilizar: 
 
• Ebulidores (rabo quente) 
• Benjamins (T) 
• GLP (gás 2kg - liquinho) 
• Improvisação em equipamentos elétricos 

 
Para a sua segurança, é proibido praticar: 
• Obstrução de equipamentos de incêndio 
• Obstrução de corredores e rotas de fuga 
• Fumar dentro das dependências hospitalares, internas ou externas. 

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